Fevereiro Roxo e Laranja

Fevereiro Mês de Prevenção e Combate ao Lúpus, Alzheimer, Fibromialgia e Leucemia. A cor roxa foi escolhida para a conscientização do Lúpus, da Fibromialgia e do Mal de Alzheimer. Já a cor laranja foi incluída na campanha para conscientizar um dos tipos mais graves de câncer, a Leucemia.

Fevereiro roxo

lúpus:

O lúpus é uma doença que afeta o sistema imunológico aumentando a produção de anticorpos, levando a inflamações e lesões, que podem ser na pele ou em múltiplos órgãos e tecidos. Os sintomas variam dependendo da parte do corpo afetada e incluem febre, dor nas articulações, dificuldade em respirar, sensibilidade à luz solar, perda de cabelo, gânglios linfáticos inchados, feridas na boca, mal-estar geral (ansiedade, mal-estar). Não há cura para o lúpus, é uma doença crônica. Portanto, seu tratamento é para controlar sua evolução e sintomas. Cremes e produtos que diminuem as manifestações do lúpus na pele também são usados ​​para tratar a doença.

Doença de Alzheimer:

A doença de Alzheimer é um termo geral usado para descrever certas condições que ocorrem quando o cérebro não é mais capaz de funcionar adequadamente. A demência causa problemas de memória, pensamento e comportamento. Nos estágios iniciais, os sintomas patológicos podem ser leves, mas podem piorar à medida que a doença progride e mais danos são causados ​​ao cérebro. Embora atualmente não existam tratamentos que possam interromper a progressão da doença de Alzheimer, existem medicamentos que podem tratar os sintomas. Nas últimas três décadas, a pesquisa levou a uma maior compreensão de como a doença afeta o cérebro. Hoje, os pesquisadores continuam a encontrar tratamentos mais eficazes, bem como formas de prevenir a doença de Alzheimer e melhorar a saúde do cérebro.

Fibromialgia:

A fibromialgia é uma síndrome clínica caracterizada por dor em todo o corpo, principalmente na musculatura. Além da dor, a doença pode apresentar sintomas como fadiga (cansaço), incapacidade para um sono restaurador (a pessoa acorda sentindo-se cansada) e outros sintomas como alterações de memória e concentração, ansiedade, depressão e alterações intestinais. De acordo com especialistas, sete a nove em cada 10 pessoas com fibromialgia são mulheres, e não está claro por que isso acontece. Não parece estar relacionado a hormônios, pois a fibromialgia pode afetar mulheres na menopausa. A idade de início da fibromialgia é geralmente entre 30 e 60 anos. No entanto, também foram encontrados casos em idosos, bem como em crianças e adolescentes. Como qualquer doença crônica, não há cura para a fibromialgia, apenas tratamento para controlar os sintomas.

Fevereiro laranja

A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente de origem desconhecida. Existem mais de 12 tipos de leucemia. A principal característica desse tipo de câncer é o acúmulo de células doentes na medula óssea, substituindo as células sanguíneas normais. Os principais sintomas se devem ao acúmulo de células defeituosas na medula óssea, prejudicando ou impedindo a produção de células sanguíneas normais. Uma diminuição nos glóbulos vermelhos leva à anemia, cujos sintomas incluem fadiga, falta de ar, palpitações cardíacas e dores de cabeça. Na maioria das vezes, as pessoas com leucemia não têm fatores de risco modificáveis ​​conhecidos. Portanto, a maioria dos casos de leucemia não pode ser evitada. No entanto, o tabagismo está associado a um risco aumentado de leucemia mieloide aguda, o tipo mais comum e agressivo da doença.

A leucemia pode ser tratada com as seguintes opções:

  • Quimioterapia;
  • Imunoterapia;
  • Radioterapia;
  • Transplante de medula óssea;
  • Associação de diferentes tratamentos (dependendo do tipo de leucemia que a pessoa possui, e da fase em que a doença se encontra).

Para ter uma vida mais segura e saudável, esteja sempre atento(a) aos sinais do seu corpo, faça exercícios físicos regularmente, se alimente bem e vá ao médico com frequência. A ida ao médico é essencial para o diagnóstico precoce e o tratamento de doenças.