A SINDROME DE DOWN, É UMA CONDIÇÃO GENÉTICA QUE OCORRE QUANDO HÁ UMA CÓPIA EXTRA DO CROMOSSOMO 21. ISSO PODE LEVAR A UMA SÉRIE DE CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E COGNITIVAS DIFERENTES, MAS CADA PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN É ÚNICA E TEM SUAS PRÓPRIAS HABILIDADES E DESAFIOS.
A INCLUSÃO E A IGUALDADE DE OPORTUNIDADES SÃO FUNDAMENTAIS PARA GARANTIR QUE AS PESSOAS COM SINDROME DE DOWN POSSAM ALCANÇAR SEU POTENCIAL E VIVER VIDAS PELAS E SIGNIFICATIVAS.
NO BRASIL, O SUS OFERECE ATENDIMENTO PARA PESSOAS PORTADORAS DA SINDROME, EM TODAS AS FASES DE SUA VIDA, DESDE O DIAGNÓSTICO ATÉ O ACOMPANHAMENTO E TRATAMENTO DE POSSÍVEIS COMORBIDADES E CONDIÇÕES ASSOCIADAS.
ENTRE AS POLÍTICAS DE SAÚDE VOLTADAS PARA AS PESSOAS COM SINDROME DE DOWN NO SUS DESTACAM-SE:
- TRIAGEM NEONATAL: O TESTE DO PEZINHO É OFERECIDO GRATUITAMENTE A TODAS AS CRIANÇAS RECÉM-NASCIDAS, PERMITINDO O DIAGNÓSTICO PRECOCE DE VÁRIAS DOENÇAS
- ACOMPANHAMENTO MÉDICO – ATENDIMENTO MÉDICO ESPECIALIZADO EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE, HOSPITAIS E CLINICAS ESPECIALIZADAS
- TRATAMENTO DE CORMOBIDADE – OFERECE TRATAMENTO PARA COMORBIDADES QUE PODEM ESTAR ASSOCIADAS À SINDROME, COMO PROBLEMAS CARDÍACOS, PROBLEMAS DE VISÃO E AUDIÇÃO, ENTRE OUTROS.
- PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA FARMACÉUTICA – MEDICAMENTOS GRATUITOS PARA PESSOAS QUE NECESSITAM DE TRATAMENTO CONTÍNUO.
O SUS TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NO ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM SINDROME DE DOWN NO BRASIL, GARANTINDO ACESSO AOS CUIDADOS DE SAÚDE NECESSÁRIOS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL E INCLUSIVA.