Hoje é comemorado o dia Mundial de Combate à Tuberculose. A data tem como objetivo conscientizar a população mundial sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, que é infecciosa e que pode afetar vários órgãos do corpo humano, sendo mais comum nos pulmões.
Apesar de ser uma doença que pode ser tratada e curada, ainda é responsável por milhares de mortes em todo o mundo todos os anos, especialmente em países de baixa renda e em comunidades mais vulneráveis.
O SUS é o responsável pelo tratamento da tuberculose no Brasil. O tratamento é oferecido de forma gratuita em todas as unidades de saúde que possuem serviços de atenção básica, especializada ou hospitalar.
O Tratamento de Tuberculose no SUS segue as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e é geralmente diagnosticado por meio de exames de escarro. Em seguida, o paciente é encaminhado para unidade de saúde mais próxima para iniciar o tratamento. Durante o tratamento, os pacientes são acompanhados regularmente pelos profissionais de saúde para monitorar a eficácia do tratamento e detectar possíveis efeitos colaterais dos medicamentos.
O Tratamento consiste em o uso de uma combinação de medicamentos por um período de 6 meses. A terapia medicamentosa tem como objetivo eliminar a bactéria da tuberculose do organismo, reduzindo a transmissão da doença e prevenindo complicações. É oferecido também, outros serviços de saúde para os pacientes, como exames laboratoriais, consultas médicas, atendimento domiciliar, tratamento para outras doenças que possam agravar a tuberculose, apoio psicossocial e orientações para a prevenção de transmissão da doença. É importante que os pacientes tenham uma dieta adequada, durmam bem e evitem fumar e beber álcool.