Hoje, dia 23/06/2023, a Academia Carioca do CMS Rocha Maia realizou uma importante ação sobre a incontinência urinária e fortalecimento pélvico. Essa iniciativa teve a participação dos profissionais Filipe Velozo, profissional de Educação Física, Dra. Daniele Brosco, Dra. Márcia Botafogo e Eliana Ferreira, Agente Comunitária de Saúde.
O fortalecimento pélvico é um conjunto de exercícios que visam fortalecer os músculos do assoalho pélvico, que sustentam a bexiga, o útero e o reto. Esses músculos desempenham um papel importante no controle urinário e fecal.
A incontinência urinária é a perda involuntária de urina, um problema comum que afeta pessoas de todas as idades, mas é mais comum em mulheres e idosos. Existem diferentes tipos de incontinência urinária, mas a mais comum é a chamada incontinência de esforço, que ocorre quando há aumento da pressão intra-abdominal, como ao tossir, espirrar, rir, levantar peso ou durante atividades físicas.
O fortalecimento pélvico é frequentemente recomendado como uma forma de tratar e prevenir a incontinência urinária. Os exercícios de fortalecimento pélvico, conhecidos como exercícios de Kegel, envolvem a contração e o relaxamento dos músculos do assoalho pélvico. Esses exercícios ajudam a fortalecer os músculos que controlam a função urinária, melhorando o controle da bexiga e reduzindo os episódios de incontinência urinária.
Essa iniciativa na Academia Carioca do CMS Rocha Maia teve como propósito promover a conscientização sobre a incontinência urinária, oferecer suporte aos idosos e estimular a adoção de hábitos saudáveis, como o fortalecimento pélvico. Ao investir na prevenção e no tratamento adequado, é possível melhorar a qualidade de vida dos idosos e proporcionar a eles maior autonomia e bem-estar.