Hoje, dia 05 de setembro de 2023, é celebrado o dia Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística. A data foi instituída com o objetivo de conscientizar a população e os profissionais de saúde sobre a importância de um diagnóstico precoce, tratamento adequado e divulgar a acessibilidade nos serviços públicos de saúde e aos medicamentos indicados para o tratamento.
A Fibrose Cística (FC), também conhecida como Doença do Beijo Salgado ou Mucoviscidose, é uma doença genética crônica que causa a produção de secreções muito espessas e viscosas, especialmente no pulmão e no trato digestivo. É causada por uma alteração na proteína CFTR, que regula o funcionamento das glândulas do corpo. O muco espesso leva ao acúmulo de bactéria nas vias respiratórias, podendo causar inchaço, inflamações e infecções como, pneumonia e bronquite. Esse muco também pode bloquear o trato digestório e o pâncreas, impedindo que as enzimas digestivas cheguem ao intestino.
Os sintomas mais comuns da Fibrose Cística incluem falta de ar, tosse persistente com catarro ou sangue, chiado ao respirar, dificuldade respiratória após exercícios, suor excessivamente salgado, sinusite crônica, infecções pulmonares frequentes, pele e olhos amarelados, formação de pólipos nasais, dificuldade para ganhar peso e dores nas articulações. Algumas pessoas também podem experimentar sintomas digestivos, como fezes volumosas e malcheirosas, diarreia ou prisão de ventre, má digestão e desnutrição progressiva.
A detecção da Fibrose Cística pode ocorrer durante o Teste do Pezinho ou por meio de exames genéticos e do Teste do Suor. O tratamento da condição envolve a administração de medicamentos específicos a fim de fluidificar as secreções e a reposição de enzimas pancreáticas quando sua produção é inadequada.
Não deixe de levar o seu filho recém-nascido para realizar o teste do pezinho em uma das unidades do Município do Rio de Janeiro mais próxima Onde Ser Atendido.