O ciclo de Oficinas de Territorialização da Área Programática 2.1 teve seu início no dia 06/09, quarta-feira, no Laboratório de Territorialização da OTICS Rio – Botafogo. A primeira unidade a participar foi o Centro Municipal de Saúde Rocha Maia, juntamente com suas cinco equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). Participaram desta Oficina a Gerente Bruna Magalhães e os Agentes Comunitários de Saúde representantes de cada equipe.
Inicialmente, Luana Gomes, responsável pela OTICS Rio – Botafogo, contextualizou o processo de territorialização na Atenção Básica. Em seguida, apresentou o Google Earth como uma ferramenta de apoio para a elaboração dos mapas.
O resultado desta Oficina consiste na produção de mapas atualizados que demarcam as cinco microáreas de cada equipe.
Conforme a definição de Cecília Minayo, o território é um “local de compreensão do processo de adoecimento, onde as representações sociais do processo saúde-doença incorporam as relações sociais e as significações culturais” (2006). Nesse contexto, é essencial considerar não apenas os aspectos topográficos do território, mas também fatores como as dinâmicas de poder, características demográficas, epidemiológicas, culturais, entre outros, para realizar um diagnóstico situacional do território. Isso, por sua vez, possibilita um planejamento estratégico direcionado às necessidades de saúde da população.
Encontre a unidade mais próxima: prefeitura.rio/ondeseratendido