O Sistema Único de Saúde (SUS) celebra seu 35º aniversário hoje, dia 19 de setembro. Fundamentado na Constituição Federal de 1988, que estabeleceu a saúde como um direito de todos e uma responsabilidade do Estado, o SUS viu sua regulamentação se concretizar em 1990 com a Lei nº 8.080, abrangendo todo o território nacional. O SUS vai além dos serviços médico-hospitalares, desempenhando um papel importante na prevenção, vacinação, controle de doenças, assistência farmacêutica, educação, promoção e gestão da saúde, sendo um sistema abrangente em prol do bem-estar de toda a sociedade brasileira.
Desde sua criação, o SUS se baseia em três princípios. A universalização: em que a saúde é um direito de cidadania de todas as pessoas e dever do Estado. Depois, a equidade. O objetivo desse princípio é diminuir desigualdades e garantir que todos tenham acesso aos mesmos serviços. Em terceiro, vem a integralidade, princípio que considera as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades.
Em seus 35 anos de existência, o SUS alcançou notáveis avanços na saúde do brasileiro, com destaque para o Programa Nacional de Imunização (PNI), reconhecido internacionalmente por abranger 98% do mercado de vacinas no país e garantir acesso gratuito à totalidade das vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).