Hoje, dia 21 de Novembro, comemora-se o Dia Nacional da Homeopatia. Esta data foi escolhida em homenagem a chegada ao Brasil do homeopata francês Dr. Benoit Jules Mure em 1840. Conhecido como Dr. Bento Mure, ele foi curado de tuberculose pela homeopatia, difundindo-a no Rio de Janeiro. A homeopatia baseia-se na Lei dos Semelhantes, tratando sintomas com medicamentos que causam sintomas semelhantes em pessoas saudáveis, similar ao princípio das vacinas. A data destaca a contribuição de Dr. Bento Mure e a relevância desses princípios na busca pela saúde.
Integrada ao SUS desde 2006, a homeopatia foi incorporada ao sistema público de saúde do Brasil juntamente com outras modalidades como acupuntura, fitoterapia, medicina tradicional chinesa, entre outras, através da implementação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS. . A implementação e disponibilidade desses serviços podem variar em diferentes regiões do país.
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro oferece aos cidadãos, em sua cartela de Ações em Saúde, o Programa de Práticas integrativas em Saúde (PIC). A proposta visa incentivar e sensibilizar a comunidade sobre a adoção de abordagens terapêuticas menos invasivas, favorecendo o aproveitamento de mecanismos naturais para prevenir complicações e promover uma recuperação saudável, utilizando tecnologias mais seguras e eficazes. O programa destaca a importância de estabelecer vínculos terapêuticos e promover uma escuta acolhedora, por meio de encontros e conversas informais, visando uma integração mais profunda e um contato mais humano com o meio ambiente e a sociedade.