Realizou-se, em 1º de dezembro, no Rio de Janeiro, uma visita técnica de representantes dos países-membros Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) a instituições de saúde brasileiras, com visitas à Secretaria de Saúde da Cidade do Rio, Instituto Nacional do Câncer e FIOCRUZ. O objetivo é explorar oportunidades de cooperação para o desenvolvimento, com o estabelecimento de projetos para benefícios mútuos.
A missão é integrada por diplomatas e encarregados de cooperação técnica de Camboja, Filipinas, Indonésia, Malásia, Myanmar, Singapura, Tailândia e Vietnã, além de representantes do Timor-Leste e do Secretariado da ASEAN.
Os participantes da comitiva estão no Brasil de 27 de novembro a 8 de dezembro e visitarão instituições brasileiras de excelência interessadas em desenvolvimento de cooperação e projetos conjuntos nas áreas de energias renováveis; agricultura sustentável e segurança alimentar e nutricional; saúde; e ciência, tecnologia e inovação. A comitiva passa por Brasília, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.
Os países da ASEAN vivenciam processo vigoroso de crescimento econômico e desenvolvimento tecnológico nas últimas décadas, configurando-se em parceiros cada vez mais relevantes para o Brasil.
Os 10 países da ASEAN respondem pelo terceiro maior fluxo de comércio exterior do Brasil, da ordem de 34 bilhões de dólares no último ano. Há grande potencial para fortalecer nossos laços comerciais, de investimentos e cooperação com o Sudeste Asiático.