A campanha anual de combate à Hanseníase, mês intitulado como “janeiro Roxo”, para conscientização sobre a doença. Desde 2016 o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro e a cor roxa para campanhas educativas em todo o país

Isso é uma iniciativa importante para aumentar a conscientização sobre a hanseníase, uma doença crônica que afeta a pele, nervos periféricos e mucosas. Essa campanha  busca informar a população sobre os sinais e sintomas da hanseníase, além de combater o estigma associado à doença.

A hanseníase é uma infecção causada pela bactéria Mycobacterium lepra e, que pode levar a sérias complicações se não for tratada adequadamente. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar danos permanentes e interromper a transmissão da doença.

Durante este mês, várias organizações, profissionais de saúde e defensores da causa se unem para compartilhar informações, histórias de superação e recursos para ajudar aqueles que vivem com essas condições a gerenciar melhor sua saúde. É uma oportunidade para quebrar estigmas, fornecer informações precisas e inspirar a solidariedade em nossas comunidades.

Ao vestirmos a cor roxa, mostramos nosso compromisso com a conscientização e o apoio a todos os afetados por doenças autoimunes. Cada gesto, por menor que seja, contribui para construir uma sociedade mais empática e informada.