O SISREG , Sistema Nacional de Regulação, é um sistema on-line, criado para o gerenciamento de todo Complexo Regulatório indo da rede básica à internação hospitalar, visando à humanização dos serviços, maior controle do fluxo e otimização na utilização dos recursos.
Hoje, dia 28/03/2023, alguns profissionais do CMS Rocha Maia usaram o Laboratório de Territorialização da Otics Botafogo – Rocha Maia para fazerem um mutirão de inserções no SISREG.
Nesta ação, eles solicitam as vagas, inserindo as seguintes informações no sistema:
1 – Dados pessoais do paciente: Nome completo, data de nascimento e CPF
2 – Especialidade médica: A especialidade médica para a qual o paciente está sendo encaminhado, como oftalmologia, cardiologia, ortopedia, entre outras.
3 – Motivo da solicitação: A descrição do problema de saúde do paciente, os sintomas e a indicação médica para o atendimento especializado.
4 – Unidade de saúde de referência: A unidade básica de saúde ou hospital onde o paciente foi atendido anteriormente e para onde foi solicitado o encaminhamento para o atendimento especializado.
5 – Prioridade de atendimento: Dependendo do estado de saúde do paciente, pode ser necessário indicar uma prioridade de atendimento, como “Emergência”, “Urgência” ou ” Atendimento eletivo”.
Feito isso, o paciente é encaminhando para atendimentos tais como, consultas com especialistas, procedimentos cirúrgicos e exames mais complexos, aguardando então, até que seja feita a regulação, momento no qual o atendimento é agendado. Após regulada a solicitação, as equipes se mobilizam para comunicar ao paciente sobre o agendamento para que ele compareça no dia, horário e local marcados.
Esse trabalho em conjunto entre os profissionais da atenção primária é essencial para garantir que os pacientes recebam o atendimento adequado com mais rapidez e eficiência, reduzindo o tempo de espera no SiSREG e melhorando a qualidade dos serviços de saúde prestados.