31 de maio é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco, um movimento internacional encabeçado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre os riscos à saúde pelo consumo de produtos derivados de tabaco – sejam eles cigarros, charutos, cachimbos, narguilés e até mesmo os cigarro eletrônicos e outros dispositivos para fumar.
O consumo de tabaco, em qualquer quantidade, pode causar doenças cardíacas, vasculares, respiratórias, câncer, além de agravar outras doenças crônicas ou não. Aqui, queremos alertar também que o consumo de tabaco faz mal ao fumante passivo, principalmente crianças, incluindo os animais domésticos. Além disso, os resíduos do consumo de tabaco poluem praias, rios, ruas, parques e jardins, agredindo ao meio ambiente.
No laboratório de territorialização da Otics Rio – Botafogo, foi realizado, hoje, o início de mais um grupo de cessação do tabagismo do CMS Rocha Maia. Esse programa conta com a participação de profissionais capacitados para ajudar os participantes a abandonarem o hábito de fumar.
Essa equipe de profissionais busca fornecer suporte multidisciplinar aos participantes do grupo de cessação do tabagismo do CMS Rocha Maia, visando ajudá-los a alcançar uma vida mais saudável e livre do tabaco.
Profissionais envolvidos: Filipe Velozo (Profissional de Educação Física do Programa Academia Carioca) e Luana Furtunato (Assistente Social)
De que lado você está? Qual é a sua praia? Se cuidar e cuidar do meio ambiente faz bem à Saúde.
#CariocaLivreDoFumo