No dia 15 de junho, o Ministério dos Direitos Humanos celebra a conscientização da violência contra a pessoa idosa. Essa importante data foi declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, e desde 2006 é reafirmada com a realização de campanhas ao redor do mundo.
O principal objetivo desse dia é criar uma consciência global, social e política sobre a existência da violência contra a pessoa idosa. Infelizmente, essa parcela vulnerável da nossa sociedade muitas vezes enfrenta situações de abuso, negligência e violência em diversos contextos, sejam eles familiares, institucionais ou comunitários.
De acordo com o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, a celebração desta data deve estar associada à apresentação, ao debate e ao fortalecimento das mais diversas formas de prevenção contra a violência. É fundamental que a sociedade como um todo se una para combater essa grave violação dos direitos humanos, promovendo a conscientização e adotando medidas eficazes para prevenir e proteger as pessoas idosas.