Mesa de Discussão no CMS Rocha Maia: Abordando Estratégias Preventivas e Imunização

Essa semana ocorreu a roda de discussão de estudo de caso do CMS Rocha Maia. O evento foi organizado pela enfermeira, Marcella de Moura Souza e aconteceu no auditório Professor Hésio Cordeiro, localizado na OTICS Rio Botafogo.

O encontro foi especialmente planejado para os estagiários de enfermagem, com o intuito de abordar o calendário nacional de imunização, com destaque para as principais vacinas destinadas a adultos e crianças, além de explorar temas relacionados ao pré-natal. Adicionalmente, foram discutidas a PREP (Profilaxia Pré-Exposição) e a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) como estratégias de prevenção associadas ao HIV, visando reduzir o risco de infecção em situações específicas.

PREP (Profilaxia Pré-Exposição): A PREP envolve a administração regular de medicamentos antirretrovirais por pessoas sem HIV, mas em maior risco. Tipicamente, requer a ingestão diária de um comprimido combinando dois ou mais medicamentos antirretrovirais. Demonstra eficácia quando adotada de forma consistente antes da exposição ao vírus, sendo frequentemente recomendada para pessoas em relacionamentos sorodiscordantes ou envolvidas em práticas sexuais de alto risco.
PEP (Profilaxia Pós-Exposição): A PEP refere-se ao uso de medicamentos antirretrovirais após uma possível exposição ao HIV, como em acidentes ocupacionais, relações sexuais desprotegidas ou compartilhamento de agulhas. Deve ser iniciada o mais rápido possível, preferencialmente dentro de 72 horas após a exposição, para maximizar sua eficácia. Inclui um regime de medicamentos antirretrovirais por um período específico, geralmente 28 dias, sob supervisão médica.

Este evento não apenas fortaleceu os conhecimentos práticos dos estagiários, mas também ressaltou a importância da rápida disseminação de informações atualizadas na área de enfermagem. Com uma visão abrangente e prática, a reunião evidenciou o comprometimento com a promoção da saúde e a prevenção de doenças, consolidando-se como uma experiência educativa valiosa para os profissionais em formação.