23 de Janeiro: Dia Mundial da Medicina Integrativa

Hoje, dia 23 de janeiro marca o Dia Mundial da Medicina Integrativa, destacando a relevância das abordagens terapêuticas das medicinas tradicionais. Na década de 1970, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu as práticas integrativas como aliadas poderosas na promoção, prevenção e tratamento da saúde, proporcionando uma visão abrangente do processo de adoecimento. Cada paciente é tratado de maneira única, levando em consideração seu estado físico e emocional.

Otics Rio Botafogo

A medicina integrativa foi implementada no Brasil em 2006 com a criação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), a qual está integrada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Isso possibilita que os médicos incorporem essas práticas em seus tratamentos de saúde. As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no Brasil têm como objetivo prevenir agravos à saúde, promover a recuperação e enfatizar a conexão entre o ser humano, o meio ambiente e a sociedade. Essas práticas foram institucionalizadas pela PNPIC, e o SUS oferece 29 procedimentos de PICS de forma gratuita à população.

Segundo o site da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS – RJ), as práticas integrativas contribuem para os processos de trabalho da Atenção Primária à Saúde, favorecendo princípios como “universalidade, acessibilidade, vínculo, continuidade do cuidado, integralidade da atenção, responsabilização, humanização, equidade e participação social”, o que estimula os mecanismos naturais de prevenção e recuperação da saúde, adotando uma visão ampliada do processo saúde-doença com ênfase na escuta acolhedora, vínculo terapêutico e integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade, alinhando-se aos atributos da Atenção Primária Carioca.

Atualmente,  as unidades da Atenção Primária à Saúde (APS) carioca, em todas as dez Áreas Programáticas, oferecem pelo menos uma prática, sendo a auriculoterapia predominante.

Otics Rio Botafogo

 

Consulte o link “Onde ser atendido” (https://prefeitura.rio/ondeseratendido) para verificar se a sua unidade de referência disponibiliza alguma Prática Integrativa.