Na última quinta-feira, 29 de maio de 2025, no Centro Municipal de Saúde (CMS) Dom Helder Câmara, foi realizado o evento Psicofármaco, uma capacitação direcionada aos profissionais das unidades de Atenção Primária da Área Programática 2.1.
O encontro foi conduzido pelo médico psiquiatra Sergio Levcovitz, em parceria com a enfermeira Caroline Moraes e a psicóloga Cristiane Monteiro, ambas do Centro de Estudos do Instituto Municipal Philippe Pinel.
A capacitação teve como tema central a Psicofarmacologia, abordando noções básicas de psicopatologia e psicofarmacoterapia, além de discutir os principais transtornos mentais e o uso de medicamentos no contexto da Atenção Primária.
Durante o evento, foi promovido um espaço de reflexão, onde os participantes puderam expressar suas percepções sobre o que é o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e debater as diferenças entre o atendimento realizado no CAPS e nos serviços hospitalares.
A atividade proporcionou um momento de troca de conhecimentos, fortalecendo o cuidado em saúde mental dentro da rede de Atenção Primária e estimulando a integração entre os diferentes níveis de atenção.