A abertura da Campanha de Multivacinação 2025 do Município do Rio de Janeiro aconteceu nesta segunda-feira, 6 de outubro, no auditório Maria Cecília Minayo, da OTICS Botafogo, localizada no Complexo Rocha Maia, onde também funciona o Super Centro Carioca de Vacinação.
Estiveram presentes o Secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz; a Superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Gislani Mateus; a coordenadora do Programa de Imunizações, Nadja Greffe; e a gerente da unidade, Adriana Desterro.
A campanha tem como objetivo atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos, conforme o calendário básico preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Trata-se de um esforço conjunto para recuperar as altas coberturas vacinais e, consequentemente, reduzir o risco de transmissão das doenças imunopreveníveis.
Serão disponibilizadas as vacinas: BCG, Rotavírus, Hepatite B, Pentavalente (DTP/Hib/HB), DTP, Poliomielite inativada (VIP), Pneumocócica 10-valente, Meningocócica C, Meningocócica ACWY, Febre Amarela, Tríplice Viral (SCR), Varicela, Hepatite A, HPV, Influenza (gripe), Covid-19 e DT.
O Dia D da campanha será no sábado, 18 de outubro, com centenas de pontos extras de vacinação espalhados por toda a cidade, além das 240 salas de vacina das Unidades de Saúde, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e do Super Centro Carioca de Vacinação, que atende de domingo a domingo, das 8h às 22h. Algumas unidades também terão horário estendido aos sábados.