Nesta terça-feira, 16 de dezembro de 2025, foi realizada, no Auditório Hésio Cordeiro, da Estação OTICS Rio – Botafogo, uma Roda de Conversa sobre Saúde Mental, com foco na Saúde Mental da Pessoa Idosa.
A atividade contou com a participação de Eliane da Rocha Cruz, articuladora de Saúde Mental , e de Kássia Zéfiro, apoiadora da DAPS 2.1 , que conduziu a reflexão com o tema “Operacionalização das demandas institucionais referentes à pessoa idosa da Área Programática 2.1”.

O encontro reuniu profissionais e gestores das Unidades de Acolhimento de Saúde (UAS), dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), promovendo o diálogo intersetorial, o alinhamento de fluxos e a qualificação das práticas institucionais voltadas ao cuidado da pessoa idosa.

Durante a roda de conversa, foram discutidos os desafios do acompanhamento da pessoa idosa no âmbito da saúde mental, bem como estratégias de enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, reforçando a importância de uma rede de cuidado integrada, articulada e resolutiva.