Auriculoterapia

Nesta sexta-feira, 26 de junho de 2026, o Auditório Professor Hésio Cordeiro, localizado na OTICS-Rio Botafogo, recebeu mais um encontro voltado à promoção da saúde, ao cuidado integral e ao fortalecimento das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). A atividade foi conduzida pelas Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) Eliana Ferreira e Andréia Diniz e proporcionou aos participantes um momento de troca de experiências e aprendizado sobre a auriculoterapia.

Durante o encontro, foram apresentados os princípios da auriculoterapia, técnica terapêutica reconhecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que consiste na estimulação de pontos específicos da orelha para auxiliar no equilíbrio do organismo, promovendo o alívio de dores, da ansiedade, do estresse, da insônia e de outros desconfortos físicos e emocionais. A prática é baseada na compreensão de que a orelha representa um microssistema do corpo humano, permitindo intervenções que contribuem para o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida.

 

Além da abordagem teórica, a atividade favoreceu o compartilhamento de experiências entre os participantes, que puderam relatar os benefícios percebidos com a utilização da auriculoterapia em seu cotidiano. O encontro também reforçou a importância das Práticas Integrativas e Complementares como estratégias de cuidado humanizado, ampliando as possibilidades de promoção da saúde, prevenção de agravos e fortalecimento do autocuidado na Atenção Primária à Saúde.