Entrevista Secretário Municipal de Saúde Rodrigo Prado

Nesta segunda-feira, 22 de junho de 2026, o Super Centro Carioca de Vacinação – unidade Botafogo recebeu a visita do secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Rodrigo Prado, para uma gravação especial e atendimento à imprensa sobre o início da vacinação de rotina com a pneumo 20 (pneumocócica conjugada 20-valente). A ação contou também com a presença de Nádia Gref, coordenadora do Programa de Imunizações do Rio de Janeiro, e de Gislaine Mateus, superintendente de Vigilância em Saúde, que acompanharam a divulgação da nova estratégia de imunização e reforçaram a importância da vacinação na prevenção de doenças.
A partir desta data, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio de Janeiro passa a oferecer o novo imunizante para crianças de até 5 anos de idade. Incorporada ao calendário nacional de vacinação infantil pelo Ministério da Saúde, a vacina amplia a proteção contra doenças causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae (pneumococo), responsável por infecções como otite, sinusite, pneumonia, meningite e sepse.

Durante a visita, foram destacadas a importância da imunização na prevenção de doenças graves e a necessidade de manter a caderneta de vacinação das crianças atualizada. A iniciativa reforça o compromisso da rede municipal de saúde com a proteção da população infantil e a ampliação da cobertura vacinal no município do Rio de Janeiro.